O espaço EntreArte, localizado à entrada da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE), assume-se como uma porta aberta para os projetos artísticos desenvolvidos pelas escolas da Região. Neste sentido lançaram o desafio às escolas com 3.º ciclo da RAM (públicas e privadas) – numa tela com 20X20 cm, utilizando uma técnica de pintura, desenvolvam um trabalho artístico a partir de um poema do Cardeal e Poeta José Tolentino Mendonça, do livro «A Papoila e o Monge»:

O meu desejo na Primavera:

Que mesmo as flores selvagens

Venham florir à minha porta.

Neste sentido, as turmas 1 e 2 do 7.º ano, abraçaram esta missão e realizaram este desafio seguindo as orientações dadas pelos docentes e com criatividade e empenho concluíram com sucesso esta missão. Os trabalhos realizados pelas duas turmas serão expostos na escola brevemente.

O trabalho selecionado para a exposição “Flores na ponta dos dedos” para representar a Escola dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniçal foi a pintura em acrílico sobre tela, da aluna Isaura Nunes, do 7.º1. Muitos Parabéns Isaura!

Esta exposição estará patente ao público entre 6 de março e 31 de maio, à entrada da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE), Palácio do Governo.

Titulo da obra: “UM OLHAR SOBRE A MINHA TERRA”

Árvore das Memórias

Algumas das melhores memórias da nossa escola foram partilhadas por vários elementos da Comunidade Educativa para compor a “Árvore das Memórias”, como forma de comemoração da época natalícia, bem como dos 25 anos da escola. O Departamento de Línguas e da Educação Especial agradece a colaboração de todos e espera que esta escola continue a proporcionar Boas Memórias a todos os que por ela passam…!

Veja mais imagens em: https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Feb23canical%2Fposts%2F2954458088138334

Segurança Rodoviária

Durante o mês de novembro, as turmas 1 e 2 do 9º ano, realizaram um trabalho no âmbito da flexibilidade curricular subordinado à temática da segurança rodoviária. Os trabalhos finais estão disponíveis em vídeo no facebook da escola em https://www.facebook.com/eb23canical

Mês Europeu da Cibersegurança

Durante o mês de outubro e no âmbito do mês Europeu da Cibersegurança, realizou-se, este ano letivo, um concurso subordinado ao tema da Cibersegurança, onde todos os alunos da escola puderam participar através da elaboração de um cartaz alusivo a esta temática. No final, foi eleito um cartaz por turma para ser impresso e afixado no hall de entrada da escola. Os resultados estão publicados no Facebook da escola em https://www.facebook.com/eb23canical

Boas navegações… em Segurança!

Comemoração do Dia Nacional do Mar

Os alunos do 5º ano comemoraram o Dia Nacional do Mar de forma muito especial. Estes foram convidados a observar e contemplar o mar e realizar um registo fotográfico das maravilhosas paisagens que ele oferece.

Inspirados pela sua beleza e imensidão, escreveram frases e poemas com os sentimentos e emoções que ele desperta e sobre a importância da sua preservação.

O vídeo realizado com os trabalhos dos alunos foi transmitido na escola no dia 16 de novembro (veja aqui o vídeo).

A atividade foi desenvolvida no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular do 5ºano e Projeto Escola Azul.

Limpeza da praia e Palestra de Sensibilização

No âmbito do Projeta META e da Escola Azul (Eco-escolas), nos dias 16 e 17 de novembro, os alunos das turmas 1 e 2 do 7º ano, participaram na ação de limpeza da praia Ribeira do Natal em parceria com o Museu da Baleia e assistiram a uma palestra de sensibilização no auditório do Museu da Baleia. Ambas as atividades foram desenvolvidas pelo DAC de Ciências do Projeto de Flexibilidade Curricular “Robótica STEAM” que se iniciou na escola este ano letivo.

Semana da Igualdade de Género

No âmbito da semana da Igualdade de Género, a turma do nono um da Escola dos 2º e 3º ciclos do Caniçal participou numa ação de sensibilização na Câmara Municipal de Machico. Os alunos puderam debater sobre o tema e concluíram que a mudança das mentalidades para a igualdade de género ainda tem um caminho longo pela frente. A desigualdade continua muito patente na nossa sociedade devido à nossa cultura, forma de pensar e tradições na educação das nossas crianças. Um dos pontos a realçar foi a desigualdade salarial que ainda se encontra muito presente nos nossos dias. Com esta iniciativa os alunos ficaram sensibilizados e predispostos a mudarem as suas atitudes, pensamentos e forma de estar, contribuindo para uma igualdade de género. Agradecemos o convite da Câmara Municipal de Machico e à nossa Escola por nos ter proporcionado esta reflexão que poderá mudar o nosso futuro para muito melhor.

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação

No passado dia 22 de outubro, os alunos das turmas 1 e 2 do 5.º ano receberam duas visitas muito especiais, a nutricionista Dra. Sandra Anjos e a atleta de natação Mayra Santos. Os alunos assistiram a uma palestra com o tema “Alimentação para ser forte, rápido e concentrado” e tiveram a oportunidade de conhecer a história pessoal da recordista mundial de natação estática, Mayra Santos, que além de transmitir a importância de uma alimentação saudável e da prática de exercício físico, deixou também uma mensagem de força, dedicação, persistência, resiliência e luta pelos sonhos.

No final, os alunos tiveram a oportunidade de pedir autógrafos e tirar as tão adoradas “selfies”.

Deixamos aqui um agradecimento muito espacial à Dra. Sandra Anjos e à atleta Mayra Santos.

Para visualizar mais fotografias do evento, clique aqui!

E assim se comemorou mais um Halloween na nossa escola: com muita cor, criatividade e algumas travessuras: “Trick or treat?”

👻
🎃
👻
🎃

Início do ano letivo 2021/2022

Informam-se todos os interessados que o ano letivo de 2021/2022 iniciar-se-á no dia 9 de setembro de 2021, estando prevista a divulgação das turmas e respetivos horários escolares para o próximo dia 6 de setembro (nos placares da escola).