Mês Europeu da Cibersegurança

Durante o mês de outubro comemora-se o Mês Europeu da Cibersegurança. Desde 2012, esta campanha promove, não só, a utilização mais segura da Internet nos cidadãos europeus, mas também incentiva todas as entidades que fornecem o conhecimento e as ferramentas a fazerem-no.

Neste âmbito, a nossa escola juntou-se à iniciativa proposta pela SeguraNet e inscreveu as atividades sobre Cibersegurança a desenvolver, neste ano de 2020, durante o mês de outubro. Assim, durante este mês, vai ser possível ver todas as tiras de BD da SeguraNet expostas na entrada da escola, e alguns vídeos com animações, relativas a esta temática, na TV que se encontra no mesmo espaço.

O Coordenador TIC,

João Garrido

Início do Ano Letivo

Informam-se todos os Encarregados de Educação que o ano letivo terá início no dia 10 de setembro de 2020, realizando-se a primeira reunião com os Diretores de Turma no dia 7 de setembro, conforme tabela em anexo. Nessa reunião serão distribuídos os horários dos alunos e fornecida informação importante sobre o funcionamento do ano letivo, nomeadamente no que toca às medidas previstas para combate à epidemia do Covid-19.

INFORMAÇÃO – Gravações não autorizadas durante as aulas por videoconferência

Chegou ao nosso conhecimento que tem havido alunos a fazer gravações de aulas síncronas (por videoconferência), que usam mais tarde para fazer publicações online. Além de se tratar de uma ofensa ao direito à imagem dos indivíduos visados, trata-se de um crime punível por lei! Solicita-se a toda a comunidade escolar, a leitura atenta da Informação neste documento que aqui divulgamos

Passatempo Flashes Literários

No corrente ano letivo de 2019/2020, registaram-se 16 participações no Passatempo Flashes Literários, atividade dinamizada no âmbito do Projeto Baú de Leitura. É com grande satisfação que anunciamos que o aluno Marcos Alves, nº 14, da turma 9º1, foi contemplado com o 1º lugar, na Categoria 2 (idades compreendidas entre os 13 e 15 anos).
O Marcos concorreu com a fotografia que é apresentada em cima, a qual foi associada ao Excerto Literário nº 3:
“Ao fim da tarde, a praia, rósea, misturava-se com o mar e o céu. Uma luz cinza sobre o horizonte coava o vermelho pálido do poente e cobria tudo com a mesma cor. Quem fosse pela areia, o rés da espuma, poderia seguir até muito longe, avançar pelas ondas, subir o ilhéu e galgar as nuvens sem se aperceber de ter levantado os pés do chão.”
Autora madeirense: Irene Lucília de Andrade, excerto retirado do livro Porque me lembrei dos cisnes, da Editorial Diferença.

Muitos Parabéns Marcos Alves!

Os docentes dinamizadores do Projeto Baú de Leitura:
Manuela Morais
Renato Sousa

Plano de Ensino à distância

No âmbito destes constrangimentos, foi elaborado um Plano de Ensino à Distância para podermos dar continuidade à nossa missão educativa, permitindo aos alunos continuar a aprender e aos pais poder fazer um acompanhamento dos respetivos educandos. O Plano abrange as mais diversas dimensões, desde orientações no domínio das plataformas e tecnologias a utilizar até às orientações de caráter pedagógico e didático a aplicar. De forma a maximizar o trabalho de todos os atores envolvidos, em especial, de professores e alunos, foram definidos novos horários de funcionamento para cada turma, os quais prevêem a inclusão de aulas em regime síncrono (em direto e em simultâneo), momentos de trabalho autónomo com recurso ao apoio diferido dos docentes de cada turma, e ainda, os tempos referentes às aulas da tele-escola, como complemento dos processos de ensino-aprendizagem. Clique aqui para consultar o Plano de Ensino à Distância.

Para consulta apenas dos horários de cada turma, clique no plano da respetiva turma:

Cisco Webex Meetings – Aulas em videoconferência

A licença pessoal gratuita inclui a sua utilização, sem restrições, para reuniões até 100 participantes:
Permite a colaboração e conferências remotas em tempo real;
Inclui áudio e vídeo, com partilha de conteúdos, aplicações e apresentações on-line;
Possibilita a criação de anotações e de sondagens interativas.

Registo para Professores: Aqui

Guia passo-a-passo em Português:

Como começar

Guia geral para Escolas:

Webex Meetings e-Escolas

Guia para professores:

Webex para professores

Guia para alunos:

Webex para alunos

Vídeos de suporte em Português:

Como agendar reunião

Como usar

Aviso – Encerramento das Aulas

Informa-se toda a comunidade escolar que, conforme deliberação do governo, entre os dias 16 de março e 9 de abril, não haverá aulas.

Mais se informa que os alunos deverão estar atentos ao seu e-mail e às plataformas digitais (seja as que já usam regularmente, seja a Google ClassRoom), uma vez que, serão enviados orientações e trabalhos nas diversas disciplinas para serem realizados durante o período de suspensão das aulas.

Alerta-se para a necessidade de cumprir as medidas excepcionais para a prevenção do Coronavírus.

Deverão estar atentos às informações que são divulgadas pelos órgãos de comunicação social, quer sobre os procedimentos a adotar, quer sobre a data de regresso às aulas.