Início do ano letivo 2021/2022

Informam-se todos os interessados que o ano letivo de 2021/2022 iniciar-se-á no dia 9 de setembro de 2021, estando prevista a divulgação das turmas e respetivos horários escolares para o próximo dia 6 de setembro (nos placares da escola).

Dia da Internet Segura

No passado dia 9 de fevereiro comemorou-se o Dia da Internet Segura.
Na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nas diversas turmas da escola foram realizados Cartazes com o objetivo de promover a utilização segura da internet por todas as pessoas, inclusive as crianças/adolescentes, que estão bastante expostas a riscos nesta rede mundial de comunicação.
Foram selecionados pelos docentes de TIC e alunos de cada ano/turma, os melhores cartazes para divulgação no jornal escolar e na página da escola, tendo sido eleitos como melhores cartazes, por ano, os que partilhamos a seguir:

2º Campeonato de Jogos Matemáticos

Nos dias 19 e 20 de maio, realizou-se na nossa escola, o 2º Campeonato de Jogos Matemáticos, que contou com a participação de quinze alunos.

No 2º ciclo, competiram entre si sete alunos, apurando-se como vencedor no jogo “Rastros” o João Rodrigo Alves, da turma um do quinto ano.

No 3º Ciclo, o campeonato contou com a participação de 8 alunos. No jogo rastros competiram entre si quatro alunos, apurando-se como vencedor o Rodrigo Silva, da turma um do sétimo ano e no jogo “Produto” competiram os restantes alunos, tendo sido vencedor o João Rodrigo Calaça, da turma um do sétimo ano.

Os alunos vencedores irão representar a escola no 5º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos, a realizar na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, no Funchal, entre os dias 10 de maio e 28 de junho.

Professoras responsáveis: Carina Frutuoso e Sónia Semanas

VAMOS AJUDAR O AMBIENTE – SEPARANDO AS ESCOVAS DE DENTES

Os alunos, do 6.º ano, da Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos do Caniçal associaram-se ao Projeto ECOESCOVINHA, para juntos fazerem a diferença. JUNTE-SE A NÓS PARA AJUDAR O AMBIENTE. Este questionário serve para apurar o cartaz que melhor sensibiliza para uma realidade que muito preocupa estes alunos. O que obtiver mais votos, será o escolhido para esta campanha, que será levada a cabo na Vila do Caniçal.

Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSey37WYQ14j77i-kyK-QaLMIhF6siqoURUKHMWcp3if8DXO1w/viewform

Semana da Internet Mais Segura

No âmbito das celebrações do Dia da lnternet Mais Segura 2021, a Coordenação TIC e o grupo de Informática a Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniçal, realizarão um conjunto de ações de sensibilização junto dos alunos com o intuíto de alertar para os perigos da Internet e de dar a conhecer algumas estratégias de prevenção e segurança para lhes fazer frente. Foi feito um vídeo sobre o assunto a que toda a comunidade escolar pode assistir aqui:

https://youtu.be/XSKeWLdmEA0

Também neste âmbito, a Direção Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira, através da equipa dos Ambientes lnovadores de Aprendizagem, irá promover o lV Encontro Regional SeguraNet: “Juntos por Uma Internet Melhor”, na semana de 08 a 12 de fevereiro de 2021, em formato digital (transmitido através do Youtube), entre as 19h00 e as 20h30. Esta iniciativa conta com o apoio da Direção-Geral da Educação através do Centro de Sensibilização SeguraNet. Professores, alunos e encarregados de educação poderão assistir a estes webinars fazendo a respetiva inscrição aqui:

https://aia.madeira.gov.pt/seguranet.html

Suspensão das aulas presenciais no 3º Ciclo

A partir de amanhã, quarta-feira, dia 13 de Janeiro, e até ao dia 31 de Janeiro, por decisão do Governo Regional ficam suspensas as aulas presenciais para os alunos do 3.º Ciclo, passando as aulas a ser realizadas em regime de ensino à distância.

As restantes turmas do 2.º Ciclo, à exceção das que se encontram em isolamento profilático, mantêm as suas aulas em regime presencial.

As aulas à distância decorrerão no horário normal de funcionamento das turmas, através da aplicação Microsoft Teams (parte integrante da plataforma Office 365, à qual todos os alunos e professores têm acesso por meio do correio eletrónico no domínio edu.madeira.gov.pt).

Adverte-se toda a comunidade escolar para a necessidade de se manterem as câmaras ligadas durante as aulas por videoconferência e para o uso de vestuário adequado, similar ao usado em regime presencial.