A escola

Historial

A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniçal foi criada ao abrigo da Portaria n.º 9-A/96 de 7 de Fevereiro, publicada no Jornal Oficial n.º 17, I Série de 19/02/96. Entre os anos letivos de 1996/2000, a Escola foi gerida por duas comissões instaladoras.  A partir do ano letivo  2000/2001 passou a ser administrada por uma Direção Executiva, em consonância com o estipulado no Decreto Legislativo Regional n.º 4/2000/M de 31 de Janeiro, e mais recentemente por um Conselho Executivo, de acordo com o disposto no número um do artigo 13º do Decreto Legislativo Regional nº 21/2006/M de 31 de Janeiro.

Infraestruturas/recursos

De acordo com o diagnóstico de 2018 a escola possui as condições para dar respostas adequadas às necessidades e exigências da sua oferta educativa.

É um edifício com 22 anos, que apesar de algumas marcas inerentes à idade e ao uso intensivo de alguns espaços, na sua generalidade, encontra-se em condições adequadas às funções a que se destina.

A escola apresenta razoáveis condições de trabalho, existindo uma aposta constante na manutenção do edifício e na aquisição/reposição de material didático, tecnológico e de desgaste. De uma maneira geral, os recursos didáticos disponíveis mostram-se adequados e funcionais.

A escola utiliza o Pavilhão, propriedade do Direção Regional de Juventude e Desporto.

Alunos

Entre os anos letivos 2006/2018, relativamente à evolução do número de alunos, a população discente diminuiu cerca de 32% (114 alunos).

O ambiente sociocultural das famílias nem sempre valoriza a escola como parte integrante do projeto de vida dos jovens, do qual resulta um débil envolvimento de uma parte significativa dos encarregados de educação e dos alunos na qualidade das aprendizagens efetuadas e pouca ambição nos resultados escolares.

Entre os anos letivos de 2010/2018, no que respeita à evolução da taxa dos alunos com necessidades educativas especiais acompanhados pela Educação Especial, verifica-se que a tendência é de aumento e em média cerca de 11% do total da população discente foi abrangida por este apoio. No quadriénio de 2014/2018 cerca de 12% do total da população discente foi abrangida por este apoio.

No intervalo dos anos letivos de 2010/2018, relativamente à evolução da percentagem de alunos abrangidos pelo Apoio da Ação Social Escolar (ASE), a tendência é de aumento, abrangendo, atualmente, cerca de 74% da população escolar. No quadriénio de 2014/2018, anualmente em média cerca de 74% dos alunos da escola foram abrangidos pela ASE, aumentando cerca de 12% em relação ao quadriénio anterior, o que traduz um agravamento económico das famílias.

No presente ano letivo de 2018-2019, considerando os dados de setembro de 2018, frequentam a escola 206 alunos, distribuídos por 12 turmas, sendo 6 do 2º ciclo, 5 do curso geral (CG) e 1 de percurso curricular alternativo (PCA), e 6 do 3º ciclo, destas, 5 do CG e 1 do Curso de Educação e Formação – tipo 2 (CEF).

No início do ano letivo de 2018/2019, as idades dos 206 alunos dos 2º e 3º ciclos variam entre os 10 e os 19 anos, todos residentes na freguesia do Caniçal e de nacionalidade portuguesa.

Docentes

No quadriénio de 2014/2018, em média exerceram funções efetivas 50 docentes, sendo que 3 não têm componente letiva, uma vez que se encontram a desempenhar funções no Conselho Executivo.

Cerca de 70% são do sexo feminino e 30% do sexo masculino. As idades variam entre os 33 e os 57 anos, com uma média de 43 anos, predominando a faixa etária dos 40 aos 49 anos (61%), seguindo-se a faixa etária dos 30 aos 39 anos (29%) e cerca de 10% tem mais de 50 anos. Em relação aos anos de serviço docente, os docentes revelam uma larga experiência profissional com uma média de 17,5 anos de atividade, sendo que cerca de 25% tem mais de 20 anos de serviço.

Ainda que o corpo docente mantenha alguma estabilidade (estão em média à 8 anos na escola), observa-se uma certa tendência de diminuição do número de docentes, em linha com a redução do número de alunos.

No presente ano letivo de 2018/2019 encontram-se em funções efetivas 47 docentes. Atendendo à sua situação profissional 87% têm Contrato a Termo Indeterminado, 43% pertencem ao Quadro de Escola (QE), que desce para 38% se considerarmos apenas os do quadro da nossa escola, 45% são do Quadro de Zona Pedagógica (QZP) e cerca de 13% são contratados. Encontram-se 3 docentes (6,4%) em situação de destacamento, vindos de outras escolas.

Pessoal Não Docente

O corpo do Pessoal Não Docente (PND), em funções efetivas na Escola à data de setembro de 2018, integrava 27 elementos, distribuídos pelas seguintes categorias profissionais: 59% (16) Assistentes Operacionais, sendo que destes 3 são cozinheiros, 1 Jardineiro (acrescente-se 3 elementos que são Trabalhadoras do Programa de Ocupação Temporária de Desempregados-POT); 19% (5) são Assistentes técnicos, elementos afetos ao Pessoal Administrativo e Biblioteca; 1 Técnico de Informática, 1 técnico superior-Psicólogo, 1 chefe de departamento, 1 encarregado do pessoal auxiliar de ação educativa, 1 encarregado operacional da área da cozinha e 1 coordenadora técnica.

Oferta educativa

A escola tem como oferta educativa o Curso Geral do 2º Ciclo, o Curso Geral do 3º Ciclo, o Percurso Curricular Alternativo – 2º Ciclo, o Percurso Curricular Alternativo – 3º Ciclo, e o Curso de Educação e Formação – tipo 2 – Operador de Informática. Esta oferta diversificada permite à escola responder às necessidades dos nossos alunos de forma adequada, não invalidando a possibilidade de a aprofundar e aumentar.

Na escola, além da componente letiva, alguns alunos frequentam atividades de complemento curricular, clubes/projetos na escola (Clube Europeu, Parlamento Jovem, Eco Escolas, Rede de Bufetes Escolares Saudáveis – Clube da Alimentação Saudável, Plano Regional de Educação Rodoviária, Núcleo Artístico, Desporto Escolar – Modalidades de Andebol, Futsal, Voleibol, Ténis de Mesa, Multiatividades Desportivas Outdoor, Badminton, e Baú de Leitura).

Outros serviços (Serviço de Psicologia, Serviço Social, Bibliotecas…)

Na escola funcionam o serviço de Psicologia, uma Biblioteca, o Serviço de Ação Social Escolar, uma Reprografia; um Bar dos alunos, uma cantina dos alunos, um bar de professores.

Estão em exercício de funções no Serviço de Educação Especial, 2 docentes, o qual funciona com gabinete próprio na sala 3.13.

O Serviço de Psicologia e Orientação está a cargo de 1 psicólogo e funciona na escola com gabinete próprio na sala 3.10.